"Falar com 'Deus' é oração (?!); já ouvi-lo responder... é esquizofrenia."

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A função da fé (Hélio Amorim)

"Eis a função da fé. Diante dos problemas humanos, orientar o espírito para soluções plenamente humanas. Não mais a fuga de uma presença ativa e transformadora das realidades históricas pelo conformismo diante do que entendia equivocadamente ser ‘a vontade de Deus’, mas, à luz da fé, a busca de soluções plenamente humanas para os problemas humanos, aqui e agora, na história humana. Reacende-se o profetismo dos cristãos: assumir os riscos do anúncio do projeto de Deus para o homem e o mundo, e denúncia de tudo o que se opõe à plena humanização de todos os homens e mulheres por Ele criados."

3 comentários:

  1. Falou bonito, mas não disse nada.
    Faz uma tradução aí e explique de uma maneira prática e simples qual a serventia da fé. Estou procurando há semanas algum link que explique isso de uma forma real e não fantasiosa, mas só encontro enrolação, trololó, lero-lero.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Na verdade, nem eu concordo mais com as palavras de Hélio Amorim. Mas, se eu fosse retirar do blog tudo de que hoje discordo, tudo aquilo em que mudei de opinião, e remendar todos os posts, daria um trabalho danado. Assim, resolvi deixar tudo, pois faz parte da minha biografia e do meu processo constante de autoconhecimento e de construção de minha própria visão de mundo. Obrigado pelo comentário!

      Excluir