"Falar com 'Deus' é oração (?!); já ouvi-lo responder... é esquizofrenia."

terça-feira, 7 de setembro de 2010

As parábolas sobre o reino de Deus em Lucas (final)

Handall Fabrício Martins

Lucas 21.28-33 – a proximidade do reinado de Deus:

Segundo Kümmel, à luz de Marcos 13.30 e Mateus 10.23, “não se pode negar que Jesus esperou por uma irrupção temporalmente imediata do reino de Deus”, apesar de se terem conservado pouquíssimas palavras de Jesus nesse sentido. O próprio Jesus acentuou que ninguém, exceto o Pai, tem conhecimento da data exata da irrupção do reino de Deus. Ao anunciar a iminência do reino de Deus, Jesus não considerou importante a data do acontecimento – aliás, ela é rejeitada em Lucas 17.20s – mas interessou-lhe o fato de que o reino de Deus está prestes a irromper.

A esperança de Israel na época era de que, no futuro, Deus edificaria seu senhorio como rei sobre o seu povo de Israel de forma visível a todas as nações. Falava-se não da vinda de Deus como rei, mas na manifestação do reino de Deus. “Ao falar da iminente vinda do reinado de Deus, Jesus portanto toma uma concepção da esperança de salvação do povo judeu”.

A resposta de Jesus à pergunta de João Batista sobre se ele (Jesus) era aquele que estava para vir faz deduzir que, em sua ação e pregação, Jesus viu se cumprirem promessas do livro de Isaías (Is 35.3-6; 61.1), o que devia servir de sinal para João Batista, para que reconhecesse o cumprimento da promessa salvífica do fim dos tempos. A resposta afirmativa de Jesus à indagação cheia de dúvida do Batista foi dada apontando para as suas (de Jesus) ações e palavras significando o acontecimento salvífico do fim dos tempos. É nesse sentido que Jesus chama os discípulos de bem-aventurados por presenciarem tudo o que estavam presenciando. “O acontecimento escatológico que está ocorrendo no presente também se relaciona diretamente com o reino de Deus”.

Para Bultmann, Jesus tem a certeza de que o presente éon (mundo), dominado por Satanás e seus demônios, chegou ao fim, o que se confirma pelo resumo de sua pregação em Marcos 1.15: “cumpriu-se o tempo e o reino de Deus está próximo”. Jesus assume a imagem apocalíptica do futuro, mas a ênfase está na certeza com que afirma: “O tempo chegou! O reino de Deus está irrompendo! O fim está aí!”. É nesse sentido que ele chama de bem-aventurados os olhos que viam o que se operava por meio dele. Todavia, o reino de Deus não é ainda presente; ele está chegando. O ser humano não pode acelerar o curso estabelecido por Deus, seja pela piedade (conforme os fariseus), seja pela revolução (conforme os zelotes).


2 comentários:

  1. ter a expectativa de vivenciar o Reino de Deus é manter viva a esperança de dias melhores que os atuais. É garantir a medicação que alivia a dor da miséria, da indiferença que gera solidão.
    É manter a chama que restaura a alma cansada das promessas infudadas e faliveis do homem.
    O Reino de Deus é o lugar perfeito que todos desejam.

    ResponderExcluir
  2. é isso aí, hilda. é o que chamamos utopia. parafraseando cazuza, "utopia, eu quero uma pra viver". abs. handall.

    ResponderExcluir