"Falar com 'Deus' é oração (?!); já ouvi-lo responder... é esquizofrenia."

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

As parábolas sobre o reino de Deus em Lucas (4)

Handall Fabrício Martins

Lucas 17.20-21 – o reinado de Deus está entre vós:

Segundo Jeremias, este dito é ocasionado pela pergunta dos fariseus acerca do tempo da vinda da basileia. Jesus responde com duas sentenças negativas (que dizem que não se pode calcular previamente o momento da revelação da basileia, nem se pode fixar o seu lugar), e uma positiva (que o reino de Deus está – ou estará – entre vós).

Essas palavras de Jesus podem receber duas interpretações: pode-se pensar a basileia tanto no tempo presente (caso em que “no meio de vós” se referiria à presença de Jesus) ou no tempo futuro. Devem-se interpretar os versículos 20 a 24 paralelamente: a negativa do 21a corresponde à negativa do 23, bem como a afirmativa do 21b corresponde à do 24 – os vv. 21 e 24 são paralelos e se devem interpretar conjuntamente. O v. 21b deve, portanto, como o v. 24, ser entendido e traduzido escatologicamente: ”(...) estará (repentinamente) no meio de vós”.

Segundo Bultmann, existem os sinais dos tempos; não os da fantasia apocalíptica, pois “o reinado de Deus não vem de tal modo que se possa prevê-lo; também não se pode dizer: ‘Ei-lo aqui, ei-lo ali!’, pois eis que o reinado de Deus está no meio de vós (de um só golpe)!” (Lc 17.21); antes, os sinais dos tempos são o próprio Jesus, seu aparecimento, sua atuação e pregação. Jesus quis dizer que as profecias de salvação (Is 35.5s; 29.18s; 61.1) começavam a se cumprir já com seus próprios feitos milagrosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário