"Falar com 'Deus' é oração (?!); já ouvi-lo responder... é esquizofrenia."

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

As parábolas sobre o reino de Deus em Lucas (2)

Handall Fabrício Martins


Lucas 11.14-23 – os demônios são expulsos e o reinado de Deus chegou:

Para Joachim Jeremias, as narrativas dos Evangelhos a respeito das curas de enfermidades malignas e de expulsão de demônios não são apenas irrupções isoladas no reino de Satanás: são manifestações da aurora do tempo salvífico e do começo da aniquilação de Satanás (cf. Mc 1.24). É o que afirma Lucas 11.20. Cada expulsão de um demônio operada por Jesus significa uma antecipação da hora em que Satanás será visivelmente dominado. O mesmo vale para as expulsões demoníacas realizadas pelos discípulos (Mt 10.7-8; Lc 10.17-18).

Segundo Kümmel, Lucas 6.20 é uma afirmação paradoxal: os judeus esperavam que quando o reino de Deus se instaurasse, o poder de Deus se tornaria visível: o príncipe dos demônios seria aprisionado por aquele que trouxesse a salvação escatológica. No entanto, somente a autoridade sobre os demônios faz com que Jesus afirme que em suas ações irrompeu o vindouro reino de Deus, a salvação esperada para o fim dos tempos já está se concretizando no presente.

Para Bultmann, o domínio de Satanás está ruindo agora, pois “vi Satã cair do céu como um raio” (Lc 10.18). Jesus considera que o reino de Deus já irrompe no fato de ele expulsar, pelo poder de Deus que o preenche, os demônios, aos quais atribui, como acontecia em seu tempo, várias doenças (Lc 11.20).


Nenhum comentário:

Postar um comentário