"Falar com 'Deus' é oração (?!); já ouvi-lo responder... é esquizofrenia."

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A CONSTRUÇÃO TEOLÓGICA DO CONCEITO DE DEUS DESDE OS PATRIARCAS ATÉ A LIGA TRIBAL (JOSUÉ 24) E AS IMPLICAÇÕES ECUMÊNICAS PARA HOJE

(Handall Fabrício Martins)

A religião de Israel passou por um longo e complexo processo de evolução: isso é consenso entre a grande maioria dos teólogos contemporâneos. Ora, tal como todo aspecto cultural de um povo e suas contingências inerentes, a religião do antigo Israel tem que ser inserida no conjunto maior que abarca as religiões do Antigo Oriente Próximo, no que diz respeito a suas aproximações e distinções. Só esse estudo mais amplo, comparativo entre os diferentes povos da época, pode tornar compreensíveis muitos aspectos que têm sido erroneamente interpretados e teologicamente deslocados de seu lugar original. O que isso teria a nos dizer? O que teríamos a aprender com o fato de ter havido contribuições de outros povos na formação e evolução do conceito de Deus no incipiente Israel? Qual a importância e quais as consequências de se considerar o javismo uma evolução (e não uma revolução) no contexto das religiões que lhe foram contemporâneas? Qual ou quais teologias ou ideologias serviram de sustentação à idéia desenvolvida em Israel de que ele era não o primogênito, mas o unigênito de Iahweh? Qual tem sido o respaldo para se considerar o Cristo propriedade única de um ou de outro grupo religioso, como um bem inalienável e de posse intransferível? Deve o cristianismo ser sectário ou agregador? Os desafios que se têm apresentado são grandes e variados, e as respostas que têm sido dadas, infelizmente, têm falhado, e muito, na consecução de pelo menos dois dos itens da oração sacerdotal de Jesus em João 16 e que refletem claramente o desejo do Mestre: o de que fôssemos um (como ele e o Pai o eram) e o de que nos amássemos uns aos outros (sinal que serviria de distintivo, de emblema para os cristãos).
De início, um fato que merece ser salientado – considerando a importância capital da religião judaica no surgimento do cristianismo e a continuidade entre o Primeiro e o Segundo Testamentos – é o de só se poder falar em judaísmo de fato a partir do final do período exílico e início do pós-exílico. Partindo dessa premissa, qual era, então, a religião praticada por Abraão, considerado o pai da fé? E a de Jacó, também chamado Israel? A quem os “filhos de Israel” clamaram quando da escravidão no Egito? Qual seria a prática religiosa de Moisés antes de ter aquela experiência singular com Iahweh e de ser por ele vocacionado? Teve a vivência anterior de Moisés algum reflexo na sua interpretação posterior de Deus? Qual o papel de Jetro, o midianita, sogro de Moisés, no entendimento que este teve acerca de Deus? Ao que parece, a menção da existência de Jetro por si só é um testemunho da própria Bíblia de que Iahweh já se fizera conhecido desde outrora, pois já havia se revelado antes de fazê-lo a Moisés. Mais: o que significa a narrativa do capítulo 24 de Josué, no qual ele dá àquele misto de povo um ultimato, a fim de que abandonasse os outros deuses e seguisse unicamente a Iahweh? Nesse sentido, a conclusão necessária a que se deve chegar parece ser a de que, na formação do javismo e na própria identidade cultural do Israel tribal concorreram diversas tradições, oriundas de grupos étnicos distintos e absorvidas em momentos diferentes da história desse pequeno povo chamado Israel. Aqui, é bom destacar, como já foi dito, as marcas que os exílios assírio e babilônico imprimiram na religião e em toda a cultura judaica, além das influências persa, macedônica e, por fim, greco-romana.
Tomando de empréstimo as palavras do escritor da Epístola aos Hebreus – “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente” – não é muito difícil perceber que, de fato, Deus sempre foi o mesmo e sempre se revelou ao homem: o que mudou foi a maneira de esse homem, destinatário da revelação, receber e (re-) interpretar aquilo que de si mesmo Deus fazia conhecido e que, para nós, cristãos, veio a culminar no evento Cristo. Não só o entendimento acerca de Deus mudou, mas também o do próprio homem sobre si mesmo. Pudemos conhecer melhor a Deus e a nós mesmos: Cristo nos revelou o Pai e nos mostrou quem somos, pois nele se encontravam a plenitude da divindade e a perfeita humanidade. Em Cristo, percebemos que: não é possível pôr Deus numa caixa e “domesticá-lo”, colocando nele os cabrestos que as nossas limitações humanas nos impõem, restringindo seu agir, demarcando os termos nos quais ele pode atuar (pois Deus é Espírito – sopra onde quer; ninguém sabe de onde vem, nem para onde vai); a graça de Deus não encontra fronteiras e é incompreensível ao homem, sendo loucura e escândalo (aliás, romper com os limites do “racional” e escandalizar-nos é algo peculiar à ação divina); Deus é sempre surpreendente e imprevisível; o homem, seja quem for e onde estiver, é alvo da misericórdia e do amor divinos, bastando que se reconheça doente e pecador. Logo, emoldurar Deus, o alcance do seu agir e consequências, é-nos impossível, ainda que sempre de novo queiramos fazê-lo.
É difícil ao homem, manchado como é pelo pecado, limitado pela finitude, compreender essas verdades sem que elas lhe sejam endereçadas do alto, reveladas pelo Pai das luzes. E parece ter sido isso o que de mais lindo aconteceu por ocasião da Reforma Protestante, qual seja o reencontro de e com a graça de Deus. Lutero disse aos seus contemporâneos coisas inconcebíveis para a tradição religiosa da época, como: “há salvação fora da Igreja, mas não fora de Cristo”, ou ainda: “se o acusador lançar-lhe o pecado na face, acusando-o, responda que sabe que é pecador, mas também diga que você é de Cristo, e que onde Cristo estiver lá você estará, junto dele”. O que na época causou frenesi, hoje nos parece lugar comum. Mas, o que dizer a respeito da tese recente do teólogo (católico, quem diria?) Karl Rahner, a da existência de “cristãos anônimos” e do agir salvífico de Deus divorciado, inclusive, da própria igreja visível? E quanto ao pensamento de M. Amaladoss de que o Cristo universal é muito maior do que o Jesus humano, e de que este limitaria a ação daquele? O que hoje causa perplexidade, enauseia até, amanhã pode ser considerado “ponto pacífico”. Em qualquer caso, o que se percebe são apenas uns lampejos acerca das possíveis manifestações da infinita graça de Deus. Infelizmente, o que tem sido regra entre as várias denominações cristãs é um indigesto sectarismo, e que tem feito cada uma delas parecer um gueto, salvo poucas exceções.
Os diálogos ecumênico e inter-religioso não se apresentam, então, como uma possibilidade, mas como uma necessidade. Senão, olhemos todos os estágios pelos quais passaram a religião judaica e seu filho mais velho, o cristianismo, além de todas as influências que receberam ao longo de milênios de existência. Lembremos, ainda, de Melquisedeque, sacerdote de El Shaday, cuja origem ninguém sabe e que, novamente pelo autor da carta aos Hebreus, teve a sua ordem atribuída ao próprio Cristo; da prostituta cananéia Raabe e de Rute, a estrangeira midianita, que foram colocadas, Deus sabe por que, na genealogia de Davi e de Cristo, descendência de Judá. Ora, a verdade do Evangelho não é patrimônio exclusivo do cristianismo, mas do próprio Deus, que se revela a quem quiser, onde lhe aprouver e como bem lhe agradar – “os pensamentos de Deus são mais altos que os vossos pensamentos, e seus caminhos mais altos que os vossos caminhos”. O nosso juízo, ao contrário do de Deus, é parcial, não isento; viciado, portanto. Por isso mesmo, só ele, o Deus único, pode julgar quem quer que seja: vivos ou mortos, convencionais ou heterodoxos, professos ou não declarados, anônimos ou célebres.


3 comentários:

  1. Pois é meu amigo. Me parece que aquele encontro que tanto falamos está acontecendo. Fico feliz por você, pois esse é na verdade o seu momento.
    Em diversas oportunidades falamos a respeito de assuntos que careciam de explicações e penso que esse caminho precisa ter um início. Quem sabe mais coisas ainda não poderão ser apresentadas?
    Vá enfrente.
    João Sergio

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de dar meus parabéns pela beleza do texto e simplicidade com o qual exprime um assunto tão marcante entre nós Cristãos e Teólogos contemporâneos.
    Handall, vai nessa tua força que Deus está contigo.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho a falar, mas meu amigo Handall esta de parabéns com seu blogg,local onde podemos fazer reflexões de importãncia para nosso viver teológico.

    Att.:
    Mariva.

    ResponderExcluir