"Falar com 'Deus' é oração (?!); já ouvi-lo responder... é esquizofrenia."

sábado, 13 de fevereiro de 2010

conhecernimento

(Handall Fabrício Martins)

Estou farto de não ser quem sei. De que me aproveita, digam-me, conhecer, viajar pelas infindas letras, pelas variegadas e prolixas descrições do mundo e da vida se não me enquadro em nenhuma delas e nenhuma delas me comporta, nenhuma me suporta (neste sentido, sou mesmo insuportável). Sou incomportável, desconfortável, mas irritantemente comportado. Quem me dera uma dose de loucura e inconsequência...
Conhecer não é discernir, nem discernimento é sinônimo de conhecimento. O que vale mais a pena buscar? Cultura, informação, títulos os mais diversos, HD grande e cheio... (será que tudo isso não torna a máquina lenta?). E a sapiência, a sabedoria, o "é preciso saber viver", a experiência, a vivência, a essência...? Qual será a lógica - ou lógicas - que rege tudo isso? Prefiro nem tentar responder, mas apenas arriscar, especular, procurar pistas e, frisando, pistas daquilo que eu na minha incomensurável pequenez penso ser algo que pode, quem sabe, acalmar o ânimo de um outro alguém com as mesmas questões que me têm assolado.
Acho que nem posso chamá-las de pistas, pois o sentido de cada uma delas é muito óbvio. Mas não custa nada criar um pouco de expectativa e brincar com as palavras (!). O caminho - penso, humildemente - passa por decidirmos de que lado, definitivamente, vamos ficar. Jesus disse: "Nâo podeis servir a Deus e a Mamom". Quem ou o que é Mamom? Eu poderia explicar aqui, mas já o fiz no blog ("Sobre ter e ser - A idolatria do mercado e os rivais de Deus"). Dê uma espiada. Quanto a Deus, todos pensam saber quem Ele é, quando na verdade ninguém sabe. Ele é que nos sabe e nos possui, caso o permitamos.
A luta original da humanidade, na minha opiniãozinha, e que deu origem a todas as outras, é a batalha entre o ter e o ser: "o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males" (apóstolo Paulo). Paulo também falou da constante "luta da carne contra o espírito". O conflito e a crise fazem parte do (ser) humano. Quem não passa por altos e baixos, pra mim, não é normal. Eu mesmo vivo em crise. Costumo dizer, até, que eu não estou em crise, mas que sou a própria crise personificada (dramático...). Agora, quem não sofre costumeiramente da "crise do ter e do ser", é bom rever seus conceitos. Digo isso porque eu mesmo sou muito ruinzinho, egoísta mesmo. E egocêntrico. Mas, graças a Deus, encontrei pessoas que me amam verdadeiramente e me aceitam. Minha esposa está aí pra comprovar. Às vezes fico até com pena dela ('tadinha - ter que carregar uma mala feito eu...).
Bom, mas chega de lamento. Entretanto, pra quem não sabia, teologia também é isso: mergulhar na realidade da vida, pensá-la, senti-la, promovê-la, resguardá-la. A vida é um dom; faça bom uso da sua. Eu tenho tentado dar sentido à minha. Tem sido difícil. Mas ninguém disse que seria fácil.
Por enquanto, acho que é isso que eu tinha pra dizer. Pra quem teve paciência pra ler até aqui, parabéns. Você é prova de que Deus é o que é: "Eu Sou o que Sou", Ele disse. Então,...


Nenhum comentário:

Postar um comentário