"Falar com 'Deus' é oração (?!); já ouvi-lo responder... é esquizofrenia."

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ALELUIA!

Manchete do jornal "A Tribuna" (Vitória, ES) de hoje: 

"VITÓRIA JÁ TEM MAIS IGREJAS QUE BARES E PADARIAS"

O dado é impressionante. Vejamos: Vitória tem 123 bares, 26 supermercados, 93 padarias e 129 escolas. Já o número de "igrejas" - quem me conhece e à minha militância teológica entenderá as aspas; quem não entender, só lamento - chega a 525 [computando somente as que estão em situação legal (?!), ou seja, regularizadas]. 

Estarreçam-se ainda mais: somando-se o número de bares, supermercados, padarias e escolas, o resultado ainda é menor que o de "igrejas" - 123 + 26 + 93 + 129 = 371. Lembrando que 525 é o número oficial de "igrejas" em Vitória (quer dizer, excluindo-se as irregulares; mas, como assim, "igreja" irregular? Isso não seria uma contradição interna? Ah, esquece...). 

Gostaria de saber, também, o quantitativo de farmácias. Penso que, mesmo incluindo esse dado, o total de "igrejas" ainda seria maior (mas, por que farmácias? Ora, pare e pense...). Refletindo melhor, deveriam também entrar nesse balanço prostíbulos, bocas de fumo (?!), bingos (?!)... Não! - alguém diria - esses últimos são negócios ilegais! Ah, mas vender terreno no céu sem escritura, oferecer bênçãos sem garantia, prometer cura e prosperidade com base em carisma pessoal, promover sessões de êxtase e histeria coletiva, assegurar vida eterna após a morte sem saber o que vem depois desta existência, tudo isso pode, né?

Aliás, o que eu gostaria mesmo de saber é a "arrecadação", o "lucro" obtido por essas "agências da espiritualidade". Acho que, aí sim, o nosso espanto seria grande. Pois os milhões arrebatados - ops! quero dizer, extorquidos; não, melhor, barganhados; ah, deixa pra lá - dos fiéis devem suplantar, e em muito, o faturamento dos demais estabelecimentos citados no levantamento. Pra mim, não há outra explicação para a proliferação desse tipo de negócio - "igrejas" = dinheiro fácil. "Pequenas (ou grandes) 'igrejas', grandes negócios"...

Comércio de bens simbólicos, a garantia de vida no "além", as promessas de bênçãos materiais e físicas, entorpecimento coletivo, a certeza de se estar ao lado da "verdade". Pensa que é fácil fazer tudo isso?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário